Preconceito literário? Por que?

sábado, 2 de agosto de 2014
   Olá gente, tudo bem? Primeiro eu quero falar que a postagem do blog de uma amiga me inspirou a criar esse. Clique aqui para ler. 
   Eu sempre quis conversar com alguém sobre isso, e eu vou dividir esse post em duas categorias.
   1. Quando começamos a ler e ignoramos outras obras por que a que lemos primeiro gostamos muito. 
   E a segunda. 
   2. Quando já estamos no mundo da leitura, mas ignoramos um livro que todos falam mal. Vamos começar? 




   1. Talvez seja com uma indicação, ou simplesmente por que viu o livro lá na estante, acho a capa bonitinha e leu. E amou! Amou o primeiro livro que leu. E o que vem em seguida para muitas pessoas? O preconceito com outras obras. Vou contar algo que aconteceu comigo e que acontece com muita gente também. Eu tinha 11 anos ou 12 quando li "Harry Potter" e amei. Depois muitas pessoas iam me recomendando outras sagas e sabem o que eu falava? "Não sou ler, Harry Potter é bem melhor!" GENTE, QUAL ERA O MEU PROBLEMA? EU NEM LI A OUTRA SAGA PRA SABER QUAL É A MELHOR.
   E aconteceu que ignorei vários livros que hoje em dia eu já li e amei. Um desses foi "Percy Jackson". Comecei a ler para falar que Harry era melhor e eu amei o Percy e virei fã também, contudo deve uma saga que digamos que eu tenha "esculachado" até o chão. As Crônicas de Nárnia! 
   Eu não tinha visto o filme, porém tinha certeza que era chato e para crianças e o livro? Por favor, que ridículo. Só que com uma promoção no Submarino eu acabei comprando e se tornou a minha saga preferida... sim, eu acho "Nárnia" mais legal que "Harry Potter", mas ainda amo "Harry Potter" ok? To contando isso pois eu me arrependi demais por ter tido uma cabeça pequena e fechada que não queria ler outras histórias. E foi aí que eu mudei. 
    MAS CALMA QUE TEM MAIS.
    Ainda voltando nesse assunto, depois que eu li "Nárnia" e amei eu percebi que outras coisas são boas também. Outro exemplo é que eu nunca vi um filme e li um livro do "Senhor dos Anéis", e sim, eu falava que "Harry Potter" era melhor, porém até hoje não li e nem vi "Senhor dos Anéis" só que parei de falar mal pois eu não tenho direito sendo que não li/vi. E eu li apenas "O Hobbit", e gente, que livro mais legal. Ele é para crianças e tem um gostinho de "Nárnia". Foi ai que eu levei outro tapa na cara. 


   Talvez isso não tenho acontecido com alguns de vocês e eu bato palmas para vocês, só que vejo muita gente que faz isso. Um exemplo é a minha amiga que só viu os filmes do "Senhor dos Anéis" e não leu o livro dessa trilogia, e só viu alguns filmes de "Harry Potter" e também não leu os livros e sempre falar que "Senhor dos Anéis" é melhor. Francamente? Você não tem o direito de falar sendo que não leu. E eu também tenho outra amiga que está na fase que eu estava beeeem no inicio: achar que só "Harry Potter" é bom. Vamos torcer para ela sair dessa face logo, né?

   E agora entramos na parte 2.

   2. Depois que começamos ler nós acabamos conhecendo outras obras e muitas vezes é por que vemos alguns vídeos no youtube, ou algum amigo falou dela ou qualquer outra coisa.
   Uma das obras que todos falam é "Crepúsculo" e "Cinquenta Tons de Cinza". Bem antes de eu ler "Harry Potter" eu ganhei um livro de "Crepúsculo" e li até a página 25 e não gostei. Sabem o que eu fiz? Vi um vídeo no YouTube de alguém falando mal e decidi que não precisava mais ler, por que se aquela pessoa falou, tá falado. "Por que eu vou criar a minha opinião sobre esse livro sendo que o carinha ali falou que é ruim? Eu simplesmente posso pegar o que ele falou e falar pra todo mundo." foi o que eu pensei. E eu lhe digo: isso é errado.
   Tudo bem que todo mundo fala mal dessas duas obras que eu citei lá em cima, só que tem gente que gosta certo? E essas pessoas que gostem com certeza já viram/leram alguém falando mal e mesmo assim foram lá ler. Essas pessoas queriam tirar sua própria opinião. "Mas Ana, se eu li uma resenha de "Cinquenta Tons de Cinza" e não gostei, não me interessei, por que tenho que ler?"". Bom, você não precisa. Você só precisa ler a resenha, guardar para si ela e não sair falando mal daquilo pra todo mundo como se você tivesse lido o livro. Você até pode comentar com alguém algo como: "Ah, eu li uma resenha e não me interessei muito pelo livro." e não falar "Ah, eu li um resenha na internet... na verdade, li várias e todas falam que o livro é uma bosta, uma coisa cagada, sério que uma pessoa normal lê aquilo? Fala sério, só pessoa idiota, por favor. Vou rir de todos que lerem". Gente, isso é ridículo. Você não pode se achar a "sabitudo" só por que leu uma resenha. Você vai ter TODO o direito de falar mal daquilo depois que você ler. E se você leu só uma resenha, fale o simples daquilo.
   Eu por exemplo ainda não continuei lendo "Crepúsculo" e ainda não li "Cinquenta Tons de Cinza", mas admito que sim, falei mal pois li algumas resenhas e vi alguns vídeos e acabei falando tão mal que era como se eu tivesse lido o livro e tomado algum direito de falar sobre ele. Francamente? Eu fui uma idiota e agora essas duas obras estão na espera para eu ler e DEPOIS QUE LER que eu tiver o direito, vou poder falar o quanto eu gostei ou o quando eu odiei, COM AS MINHAS PALAVRAS. 
   Tem pessoas que gostam desses livros e outros que o pessoal fala mal e imagine como você se sentiria mal se lesse muita gente falando mal da sua saga preferida. Cara, isso não é nada legal. 
   Eu queria falar mais coisas, só que não quero um post muito grande, porém espero ter falado tudo que eu queria. Até mais!

Por: Ana K.



10 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Esse item 1 aconteceu comigo, a primeira série que li na minha vida foi Harry Potter aos 9 anos, depois que acabei queria reler e reler, poia achava que quela série era a melhor, hoje eu tenho muitas séries que amo!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Eu sempre pensei assim e confesso que já li muita coisa só para depois poder falar mal com mais propriedade. rsrs
    50 tons de cinza, por exemplo, eu li o primeiro livro e não gostei, por isso não continuei a ler a série. Já crepúsculo, eu li os 3 livros e só gostei mais ou menos do último, mas me sinto a vontade pra falar desses livros porque eu li.
    Também não gosto quando as pessoas falam do que não sabem. E confesso, quanto mais as pessoas falam mal, mais eu quero ler pra ver se é isso mesmo. rs
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com algumas das suas opiniões.
    Ler é bom, é um novo mundo, e não importa qual dos mundos será escolhido por ti, você só não precisa de alguém dizendo que aquele livro que você leu é um bosta, que a autora não presta. A gente lê o que nos faz bem.
    Porém também não gosto quando um livro faz sucesso e todo mundo se diz fã, para mim isso é o fim.
    Acredito, como você, que para julgarmos algo antes devemos ler, e aí criar SUA própria opinião a cerca daquilo, até porque se todos fossem iguais o mundo seria um saco.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olááá!
    acho que me enrolei para adiquirir 50 tons, por puro preconceito, alguém fala que é ruim e pronto, nao quero mais ler! Hoje não sou muito influenciada assim. Amo minha séries favoritas, mas nunca digo "AAAAAHHH HP É O MELHOR LIVRO DO MUNDO", primeiro que não li todos os livros do mundo, segundo porque pô o livro é ótimo, mas não é o melhor nem aqui... nem na china!
    mas acho que antes de falar qualquer coisa, sobre qualquer livro, temos que conferir por conta própria... e nao ser maria vai com as outras! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bem?

    Antigamente, eu tinha sérios problemas com livros que estavam nas vitrinas das livrarias. Eu só pegava os livros que estavam nas estantes... escondidos de toda publicidade. Mas até que eu comecei a ganhar vários autores desses que eu não queria ler devido a "comercialidade" da obra. Não tive como fugir. Comecei a ler e logo vi a qualidade de vários deles. Hoje em dia não tenho mais problemas com eles.

    Um dos livros que não queria ler, na época, foi Crepúsculo. Mas como sempre gostei de história de vampiros, minha irmã me fez uma surpresa de aniversário. Comprou ingressos para o filme... depois do cinema, ela tirou da bolsa um embrulho. E, nele, estava o box dos livros da saga. Como não ler depois de todo esforço dela? Cara... o livro é muito bonitinho. Gostei pra caramba da série. Claro que tem que abrir a cabeça pra uma história de amor entre uma humana e um vampiro. Mas quem gosta de história de amor, normalmente gosta de amores impossíveis... de pessoas que vencem obstáculos para isso. E, a saga crepúsculo é assim... dentro de toda fantasia do livro.

    Já 50 tons de cinza, eu li pq era uma febre mundial. a mulherada toda doida pela história. não quis ficar de fora. achei o primeiro livro chato. mas mesmo assim, resolvi saber o final da história. afinal, como disse, a mulherada estava doida. Descobri o segundo e o terceiro livro são bons. Quando eu comecei entender o personagem do Cristian Grey, comecei a amar a história.

    Não me mate. Eu nunca li Harry Potter. Não tenho nenhuma vontade de ler. Já assisti alguns dos filmes, mesmo assim não tive vontade de ler. Só não li, pois não me encanta histórias sobre magias. Mas não falo mal do livro. Respeito muito a obra. A autora conquistou o mundo todo.

    Bom... essas suas questões dá assunto para o mês todo. kkk vou ficando por aqui. Mas o importante é não fechar as possibilidades. Sempre é bom se surpreender.
    bjaoooo
    Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana!
    Mega adorei seu texto e posso dizer que todo leitor já passou por algum tipo de preconceito literário. Eu diariamente sou julgada pelas minhas leituras e acho isso uma forma muito injusta de julgamento. Quer dizer, qualquer tipo de preconceito é injusto, né?

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. hahah adorei seu post Aninha, é realmente a mesma coisa que penso, independente do livro eu SEMPRE vou ler para ter a MINHA opinião sobre ^^
    Não sou nada influenciada =/

    Adorei linda.
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. oii, tudo bem?
    Adorei seu post, acho que todos já passamos por isso, rs. Eu já passei pela segunda situação, deixei de ler alguns livros por ver comentários negativos. A primeira acho que nunca passei, e me irritava com pessoas que me criticavam quando li Crepúsculo, falando que fã de Harry Potter (e sou muito) não deve ler "aquele lixo".
    Não vejo problema em ler Jogos Vorazes E Divergente. Crepúsculo E Harry Potter, e por aí vai.
    Hoje em dia tenho trabalhado mais no segundo problema, e dou uma chance a livros que os outros acham ruim. E tenho me surpreendido muito.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Falou tudo Ana!
    Precisa deste post em todos os grupos de "leitura" que somente postam sobre livros mais "famosos" para dar polêmica.Tem muitas pessoas lá que nem leram os livros e saem xingando os leitores.
    Confesso que também já fiz disso de apenas isto é bom mas superei e agora leio de tudo antes de tirar minhas conclusões.
    Outra coisa bem polêmica também é quando as pessoas são julgadas pelos tipos de livros que leem. Por exemplo, às vezes sou julgada por ler livros "desconhecidos" ao invés de ler os da "moda". Isso também daria um bom assunto para post kkkkkk
    Enfim, esse assunto é bem polêmico e para conseguir falar de tudo demorariam meses!
    Adorei seu post!
    Beijos
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  10. Oiii Ana,
    Ótimo post! Adorei o tema abordado.
    Acho que eu tinha mais preconceito na época de escola, por acreditar que todos os livros eram iguais os que obrigavam a gente ler para a matéria de Literatura.
    No início eu até lia alguns e curtia.. quando chegou no ginásio foi quando peguei birra mesmo.

    Daí foi com Crepúsculo mesmo na minha época teen que peguei o gosto pela leitura mesmo, uma menina me indicou ele e li tão rápido que fiquei :O
    Então, só lendo outros aprimorando o gosto e saber o que você gosta. É importante ter em mente que nem todos os livros são iguais. Não é pq um romance é ruim q os outros são, né?

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Design e programação por: Lucas Freitas • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • - 2015 - • UP